sábado, 19 de janeiro de 2008

Código de Civilidade de Leonardo da Vinci

Há hábitos impróprios que um convidado à mesa do meu Amo não deve contrair, sendo o catálogo que se segue baseado nas observações que fiz daqueles que tomaram assento junto do meu Amo durante o ano que passou:
  • Convidado algum se deve sentar em cima da mesa, nem de costas voltadas para ela, nem ao colo de outro comensal.
  • Nem deve pôr as pernas em cima da mesa. (...)
  • Não deve pôr a cabeça em cima do prato para comer.
  • Não deve tirar comida do prato do vizinho, sem primeiro lhe pedir autorização.
  • Não deve colocar no prato do vizinho partes desagradáveis ou semimastigadas da sua própria comida, sem primeiro lhe pedir autorização.
  • Não deve limpar a sua faca às vestes do vizinho. (...)
  • Não deve retirar comida da mesa, colocando-a na bolsa ou na bota para consumo ulterior.
  • Não deve dar dentadas nos frutos que se encontram na fruteira, voltando depois a colocá-la na mesma.
  • Não deve cuspir na frente do meu Amo. Nem ao seu lado.
  • Não deve dar beliscadelas ou palmadas ao vizinho.
  • Não deve emitir ruídos resfolegantes ou dar cotoveladas. (...)
  • Não deve meter o dedo no nariz ou no ouvido durante a conversação.
  • Não deve soltar os seus pássaros em cima da mesa. (...)
  • Não deve tanger alaúde ou qualquer outro instrumento que possa importunar o vizinho (a menos que o meu Amo o solicite).
  • Não deve cantar, nem fazer discursos, nem proferir impropérios, e ainda menos lançar adivinhas lascivas quando ao seu lado se encontrar uma dama.
  • Não deve conspirar à mesa (a menos que seja com o meu Amo).
  • Não deve fazer propostas obscenas aos pajens do meu Amo, nem retoiçar com os corpos deles. (...)
  • Não deve agredir um serviçal (a menos que seja em defesa própria).
  • E se sentir vontade de vomitar, que abandone a mesa.
  • Tal como se tiver de urinar.

"Leonardo da Vinci", in Shelag e J. Routh, Notas de Cozinha de Leonardo da Vinci

Sem comentários: