quinta-feira, 1 de novembro de 2007

D. Francisco de Almeida

D. Francisco de Almeida, 1.º vice-rei da Índia
Primeiro vice-rei da Índia (1505-1509). Nasceu em Lisboa em 1450, filho dos primeiros condes de Abrantes, D. Lopo de Almeida e de D. Beatriz da Silva. Experiente navegador, militar destemido e bom administrador, D. Francisco de Almeida começou por se distinguir na conquista do reino de Granada aos mouros, combatendo no exército espanhol dos Reis Católicos (Fernando e Isabel). Em março de1505 foi enviado à Índia por D. Manuel na qualidade de vice-rei, para se opor aos Turcos, que combatiam a instalação dos Portugueses no oceano Índico. Com D. Francisco de Almeida partiram 1.500 soldados levados em 16 naus e 6 caravelas.
Desenvolveu várias acções militares na costa oriental africana, tomou Quíloa e incendiou Mombaça; na Índia, construiu fortalezas em Cananor e Cochim e alcançou um importante vitória naval na Batalha de Diu sobre o sultão do Egipto em 1509. Enfrentou a armada do rei de Calecute, assegurando a presença portuguesa no Índico.
D. Francisco de Almeida foi substituído no cargo por Afonso de Albuquerque e no regresso a Portugal em 1510 foi morto, pelos indígenas, na zona do cabo da Boa Esperança.

Sem comentários: